A Prática das Intervenções Psicoterápicas, Como Tratar Pacientes na Vida Real

O número de técnicas existentes hoje no campo das psicoterapias é praticamente incontável. Como escreve seu organizador "Não importa quanta água você beba, jamais conseguirá beber um oceano inteiro"; por isso, a proposta desta obra é a de apresentar as principais técnicas utilizadas dentro de cada uma das abordagens psicoterápicas, conhecidas hoje como cognitivo-comportamentais e também contextuais, para que o terapeuta escolha a que esteja mais de acordo com a que utilizará com o seu paciente. Exemplo práticos de como tratar pacientes na vida real facilitam o entendimento de cada uma das técnicas de intervenção. Profissionais que estão iniciando terão um rico referencial e os experientes poderão aperfeiçoar a sua prática clínica.

Livro Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva
 

Organizado pelo Dr. Wilson Melo, professor de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva, este livro é um compêndio avançado das mais recentes inovações na TCC e nas modalidades de terapia da terceira onda.

   Com capítulos escritos pelos principais pesquisadores e profissionais brasileiros, portugueses e britânicos em psicoterapia cognitivo-comportamental, o material aqui apresentado esclarece tanto os novatos quanto os especialistas, abrangendo uma ampla variedade de abordagens psicoterapêuticas em todas as fases da vida, de modo que será útil tanto para aqueles que trabalham com crianças e adolescentes quanto aos que trabalham com adultos.

   É uma contribuição valiosa para a pesquisa, para o treinamento e para a prática de TCC e para suas elaborações. Seus capítulos oferecem uma análise profunda das estratégias terapêuticas fundamentais, como entrevista motivacional, estratégias emocionais e mindfulness, que são ênfases mais recentes, e a reestruturação cognitiva, o treinamento de habilidades sociais e a solução de problemas; a terapia do esquema, terapia comportamental dialética, modificação do viés de atenção e terapia de aceitação e compromisso; três capítulos são direcionados ao trabalho com crianças e adolescentes, outro sobre processos cognitivos básicos, sobre a neurociência, psicofarmacologia e ciência.

   Enfim, uma referência fidedigna e atualizada sobre as abordagens de psicoterapia mais promissoras para os transtornos psicológicos.

 

Novas Temáticas em Terapia Cognitiva

 

O livro “Novas Temáticas em Terapia Cognitiva”, organizado por Ricardo Wainer, Neri Maurício Piccoloto e Giovanni Kuckartz Pergher. A obra, produzida pelos especialistas em TCC formados pela WP, aborda temas da atualidade e que fazem parte da realidade da maioria dos profissionais de saúde mental e áreas afins.

De forma clara e didática, os autores demonstram que as possibilidades de aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental vão para além da prática privada de consultório, abrangendo espaços como a saúde pública, a polícia, o mundo corporativo, a aviação e a própria realidade na qual o paciente vive.

Além disso, o livro aborda assuntos de extrema relevância que não são facilmente encontrados em outras obras de TCC, tais como relacionamentos conflituosos, luto, dependência de crack, especificidades da terapia com crianças, acompanhamento de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, entre outros

 

ITC-RS

Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul

Tel: 51 3328 9622 - 3407 9622  ou 51 99135 7532 (WhatsApp)
E-mail: terapiacog@gmail.com
Endereço​​​​​​: Av. Iguaçu 525/603, Petrópolis

CEP:  90.470-430 - Porto Alegre - RS